terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Dia Mundial da RELIGIÃO...











Mapa com distribuição das principais religiões no mundo


No dia 21 de janeiro é comemorado o dia mundial da religião. A criação da data foi com o objetivo de promover a união de todas as religiões existentes no mundo, levando mais fé e esperança ao povo.

A ideia entrou em vigor a partir de 1949, através da Assembleia Espiritual Nacional.

A palavra religião vem do latim “religio,onis” e seu significado define-a como o conjunto de determinadas crenças e dogmas que levam o homem ao sagrado, onde cada uma apresenta suas práticas e ritos próprios, envolvendo ainda formas de comportamento e de cumprimento dos preceitos morais.

O berço das religiões foi o Oriente Médio e a Ásia, onde nasceram as religiões monoteístas, que pregam a crença em um só Deus - como o cristianismo, o judaísmo e o islamismo.

Porém, aquilo que deveria servir de ligação e harmonia entre os homens, também se tornou grande fonte de conflitos, por abranger opiniões e concepções divergentes em relação à divindade, que aparecem envolvendo princípios éticos, filosóficos e metafísicos. Um exemplo disso foram as cruzadas, guerra entre cristãos e muçulmanos, que aconteceram entre os séculos VI e VIII, com o objetivo de impor o cristianismo no território onde se localizam Israel, Gaza e Cisjordânia, na época considerados Terra Santa.

Dentre as principais religiões do mundo temos:
- o Hinduísmo: surgiu na Índia em 1500 a.C e seu livro sagrado é o Vedas. É uma religião que apresenta vários deuses, mas os principais deles, que formam a sagrada trindade, são: Brahma – deus da criação, Vishnu – deus da preservação e Shiva – deus da destruição e da recriação.

- o Budismo: também da Índia, surgiu em 600 a.C, a doutrina é fundamentada nos preceitos do príncipe Sidarta Gautama, o Buda.
- o Judaísmo: advindo da Palestina (Israel), em meados do século XVII a.C. o livro sagrado é a Tanach, que contém os mandamentos do judaísmo, onde creem ser descendentes de Abraão.

- o Islamismo, da Arábia Saudita, tem como livro sagrado o Corão, baseado na doutrina de Maomé, enviado de Allah para ditar os mandamentos. Para os muçulmanos, “Abraão, Moisés e Jesus foram profetas e receberam mensagens divinas” e não haverá outros profetas.

- o Cristianismo se originou na região da atual Israel, antiga Palestina, no século I. Seu livro sagrado é a bíblia, dividida em velho e novo testamento, que apresenta a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo.

- o Catolicismo é o maior ramo do cristianismo e o mais antigo como igreja organizada. A sede da Igreja e residência oficial do Papa estão localizados no Vaticano, país encravado na capital italiana, Roma. O livro sagrado dos católicos também é a bíblia, tendo como crença a Santíssima Trindade, através da relação entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A crença também é atribuída à santidade de Maria, mãe de Jesus e a todos os santos.

O Brasil é o maior país católico do mundo, com quase cento e vinte e cinco milhões de fiéis, que traduzem 74% da população do país.

Porém, com o surgimento das igrejas evangélicas ou neopentecostais, a diversidade das religiões tem aumentado, o Brasil é um país altamente religioso, abrangendo 95% da população. Além disso, o aumento das pessoas que não seguem religião alguma também tem crescido consideravelmente.

No Brasil, as outras religiões somam apenas 5% da população, divididos entre espíritas, cultos afro-brasileiros, judeus e seguidores das doutrinas orientais.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola





Dia do ... BRINDE !!!!!










Janeiro parece início de romance. Esperanças renovadas, promessas restabelecidas. O primeiro mês do ano é dourado como o sol. O nome homenageia Janus, o deus romano do arco do portão. Janus tem duas faces: uma voltada para trás (o passado) e outra que olha para a frente (o futuro). Uma boa metáfora para um ano que se inicia, cheio de planos e idealizações projetadas a partir das conquistas e experiências vividas no ano anterior.

Assim, o mês de janeiro é também conciliador. Lembra um mar sem vento, um céu sem nuvens. Estende a bandeira branca em comemoração ao Dia Universal da Paz, fazendo do seu primeiro dia um feriado de trégua. 
Um brinde ao novo ano que se inicia!!!

Dia mundial do COMPOSITOR...












Composição musical é uma arte. O compositor é o profissional responsável por essa arte. Através das notas musicais, acompanhadas ou não de letra, muitos aspectos de uma sociedade são revelados em termos históricos, sociológicos, estéticos e filosóficos.

A música expressa a cultura de um país ou região. E o compositor tem tarefa de revelar a cultura através de suas obras. Pode ser considerado um repositório do seu universo sócio-cultural. No Brasil, cada região tem suas músicas típicas, que caracterizam o povo e a cultura de cada lugar. O compositor consegue, através da melodia e da letra, transmitir, com precisão e beleza, os traços que individualizam cada cultura.

A música é sempre manipuladora das mais íntimas sensações - individuais ou coletivas - e de todo o mecanismo das emoções.
A música eleva, inspira, comove; mas também pode deprimir, agitar, conturbar. Cabe ao compositor traçar caminhos.E o fará através do domínio da técnica, do estilo, da estética.




Heitor Villa-Lobos foi o maior compositor das Américas. Compôs cerca de 1.000 obras. Foi através dele que a música brasileira se fez representar em outros países, culminando por se universalizar. Villa-Lobos fundou, em 1945, a Academia Brasileira de Música, que pretendia reunir os nomes mais ilustres de nossa música em prol da cultura e da educação musical do país. Outros nomes como: Adoniran Barbosa, Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Carlos Gomes, Chico Buarque, Ivan Lins,Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento,Nara Leão,etc.são talentos que enriqueceram a linguagem musical do nosso país.

Dia do CEARÁ ...


Hino do Ceará
Composição: Tomas Lopes/Alberto Nepomuceno

Terra do sol, do amor, terra da luz!
Soa o clarim que a tua terra conta!
Terra, o teu nome a fama aos céus remonta, em clarão que seduz!
Nome que brilha-esplêndido luzeiro nos fulvos braços de ouro do cruzeiro!
Mudem-se em flor as pedras dos caminhos!
Chuvas de pratas rolem das estrelas...
E despertando, deslumbrada ao vê-las,
Ressoe a voz dos ninhos...Há de florar nas rosas e nos cravos...
Rubros o sangue ardente dos escravos.
Seja o teu verbo a voz do coração,
Verbo de paz e amor do Sul ao Norte!
Ruja teu peito em luta contra a morte, acordando a amplidão.
Peito que deu alívio a quem sofria e foi o sol iluminando o dia!
Tua jangada afoita enfune o pano!
Vento feliz conduz a vela ousada...
Que importa que teu barco seja um nada, na vastidão do oceano....
Se à proa vão heróis e marinheiros e vão no peito corações guerreiros?
Se, nós te amamos, em aventuras e mágoas!
Porque esse chão que embebe a água dos rios há de florar em messes,
 Nos estios e bosques pelas águas!
Selvas e rios, serras e florestas
Brotem do solo em rumorosas festas!
Abra-se ao vento o teu pendão natal,
Sobre as revoltas águas dos teus mares!
E desfraldando diga aos céus e aos mares
A vitória imortal !
Que foi de sangue, em gueras leais e francas...
E foi na paz, da cor das hóstias brancas.

















Equipe Multimeios
CEJA/JN

Dia dos Adultos...






Faz parte de nosso calendário oficial a comemoração no dia 15 de janeiro do "dia dos adultos". 
Particularmente, acho difícil entender o que tal data significa. 
Mais uma data comemorativa de nada? O que é, afinal, ser adulto ?
Tentar definir o Ser Adulto é uma viagem de Bosh pintando os Vedas.
Adulto não é criança, jovem ou velho. 
Tem mais de 18 anos e vota - acha que é cidadão-,trabalha, tem profissão, vida afetiva definida, respeita laços de família e sabe o que quer do futuro. Adulto tem lastro financeiro, ganha, compra. Adulto pode ir a cinema ver filme proibido- tudo o que não podia fazer, agora, com jeito, faz - beber, jogar,vadiar, sair com quem bem entender.
 Ser adulto é dar-se o direito à liberdade de idéias e expressão, é pensar livre.
 Adulto pode, até mesmo, ser preso. 
Pena que poucos, mínimos, se enquadrem neste estado.
Adulto acha que é gente. Em verdade, nada disso define um estado de ser que teoricamente viria com o passar dos anos. Amadurecimento,infelizmente, não vem apenas com o avanço da idade, às vezes o contrário ocorre, a imaturidade evolui com os anos. Hoje em dia não é raro encontrarmos adultos com 18 anos completamente imaturos para a vida. Aos 30 anos, nem se fala. Pessoas com idade cronológica, mas sem coração, nem cabeça.
Eis a temática chave: maturidade psíquica e afetiva, equilíbrio entre emoção e razão, o que distoa completamente das definições cronológicas de ser adulto. Sentido subjetivo em essência, prático em ações. Todavia, por se tornar um título constitucional em direitos e deveres, cheio de regras sociais estabelecidas, ser adulto virou uma convenção dogmática.
Fez 18 anos, é adulto e pronto. 
É só seguir o combinado, fazer a lição de casa direitinho, que tudo fica supimpa, está tudo na cartilha do "bom comportamento".
Um dos principais problemas do Brasil em termos psicológicos é a massificação generalizada: entra na onda e não pensa. Daí advém boa parte de nossa imaturidade. A personalidade, com isso, fica embotada, não permitindo que o espírito se expresse, retirando o Daimon da vida.
Outra questão é a necessidade de aprender a lidar com frustrações e com os próprios esfíncteres. Adulto sabe conviver bem com o não, tanto para dar quanto para receber. Em nossa Sucupira, o que tem de barbado dando piti...birra... "contraria não que é pior ".
 Basta ver meia hora de TV Câmara pra entender o que digo.
Existe a questão dos afetos.
A maturidade se expressa quando aprendemos a gerenciar nossas emoções, estabelecendo vínculos afetivos duradouros.
Consciência. A maturidade advém de um processo genuíno de socialização em que se permite trocar, dar e receber, conquistar e manter. Pena que vivamos em uma sociedade extremamente egoísta.
Por fim, ser maduro envolve a administração do tempo e espaço, saber adequar as coisas à vida, à hora e ao tempo certo de tudo.
 Adulto administra e espera.
 Sabe lidar com adversidades e as administrar.
 Você ousa comemorar este dia?

Jorge Antonio Monteiro de Lima
Analista pesquisador em saúde mental, psicólogo
Presidente da OCIP Instituto OlhosDaAlmaSã


Dia do Fotógrafo